Pernoite no Queixo da Anta

A caminhada começou por volta do meio dia quando nos despedimos da Dona Ricardina. Neste momento a mochila cargueira nem parecia pesada apesar da água, comida e equipamento para pernoite no Pico Queixo da Anta (1.740 m de altitude).

Subimos pela encosta íngreme, dentro da mata, até atingir a parte rochosa. Ao atingir a crista da montanha, avançamos em direção a parte mais alta da pedra. Neste ponto já podíamos ver no horizonte a cidade de São José dos Campos.

Na sequência, descemos com corda uma pequena encosta rochosa. Terminamos a caminhada em 2 horas. Preparamos o local do acampamento e almoço. Era começo da tarde e no horizonte se podia vislumbrar que o poente seria incrível.

Ao percorrer com os olhos as diversas serras não pude deixar de admirar o formato peculiar da Pedra Bonita (2.120 m de altitude). Como o sol se encaminhava para o poente havia chegado a hora de voltar para a ponta da pedra.

Como um presente, bem abaixo na mata, do lado esquerdo da pedra, havia um bando de muriquis saltando na copa das árvores. Com o zoom da máquina vi a movimentação engraçada dos macacos.

Então voltei minha atenção para o céu alaranjado. Graciosamente a silhueta do Queixo da Anta se refletiu na colina ao lado. Na boa prosa ficamos vendo aquele espetacular pôr do sol.

Ao cair da noite, a lua nem incomodou o céu estrelado e as luzes de São José dos Campos e São Francisco Xavier.

Naquela mesma colina que havia anunciado a silhueta do Queixo da Anta, na manhã seguinte um facho de luz se projetou detrás dela, clareando todos os montes a frente. Era o prenuncio de um dia de céu de brigadeiro.

Na observação a vista alcança o ponto na serra onde os eucaliptos indicam o local do Mirante de São Francisco Xavier (1.950 m de altitude) e na elevação seguinte a Pedra Partida (2.050 m de altitude).

Como é bom pousar nas Montanhas da Mantiqueira!

2 respostas em “Pernoite no Queixo da Anta

  1. E aí, Kleber, beleza? Você poderia me confirmar uma coisa? O acesso à trilha do Queixo d’Anta se dá em propriedade particular, onde cobram a entrada, certo? Eles permitem o acampamento lá em cima? Estou procurando um lugar tranquilo para acampar em dias úteis, longe da bagunça que o povo costuma fazer nos picos ali da região, e não me importo de pagar taxas de entrada, só queria confirmar se é isso mesmo que eu entendi.

    • Oi Marcelo, boa tarde! Blz! Sim é propriedade particular da Dona Ricardina. Sim, pode acampar no pico. Ela cobra 25 reais pra fazer a trilha e 25 reais para acampar por pessoa. Desculpe a demora, estive off line este mês. Abraço,Kleber Luz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s