Chave de Ouro

“Na busca dos chapadões, vales e cachoeiras, fica a certeza da fonte inesgotável de cachoeiras existentes na região da Serra da Canastra. Para fechar com chave de ouro, seguimos em direção ao paredão norte da serra, para as cachoeiras Dorico, antes Antônio Ricardo, e do Vento, também conhecida como dos Escravos”

A 22 km de São Roque de Minas, estão localizadas em área particular duas fantásticas cachoeiras. Por estrada de terra, mesmo com GPS, fomos parando a perguntando aos moradores locais até chegarmos na fazenda do Sr. Dorico, nome do atual proprietário.

A cachoeira Dorico, localiza-se dentro de um cânion que forma duas grandes quedas. A primeira queda pode ser vista logo que a trilha desce em direção ao leito do rio, exatamente acima da queda. A queda principal é a segunda, por ser mais alta, uns 45 m, e forma um magnifico poço para banho. Local onde investimos bastante tempo para aproveitar ao máximo o lugar.

A cachoeira do Vento, também encravada num cânion, está elevada no alto do paredão. Com pouco volume d’água e vento, a queda d’água se transforma num spray e muda de formato o tempo todo. Existem apenas mini poços. A vista é imponente. Pode-se ainda escalaminhar as rochas até debaixo da queda ou explorar o caminho que leva a cova onde os escravos se escondiam.

A trilha é nível médio com 300 m de elevação que chega a 1.100 m de altitude. O caminho segue a direita numa subida em diagonal e depois vira para esquerda em direção a cachoeira do Dorico. Depois voltando pelo mesmo caminho, até uma bifurcação, dobra-se a esquerda numa trilha em descida. No final subimos até a cachoeira do Vento. A distancia total é 8 km.

Com chave de ouro fechamos nossa aventura, na região da Serra da Canastra, com estas duas espetaculares cachoeiras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s