Valle de la Luna

P1090880 (Large) (2)

No imaginário humano a lua é muito mais que um satélite natural da Terra. Desde os primórdios da humanidade a lua representa inúmeros simbolismos e vários locais no planeta tem recebido o nome de “vale da lua” por ser parecido com a superfície lunar.

P1090968 (Large)

O Valle de la Luna, no deserto do Atacama, é mais um destes locais semelhante a superfície lunar, devido a formação de afloramentos e estratificações salinas ocasionados por agentes naturais ao longo de milhares de anos.

P1090984 (Large)

Este vale esta num setor mais baixo na Cordilheira do Sal seguido a oeste pela Cordilheira de Domeyko com cerca de 4.300 m de altitude. O vale é conhecido como uma depressão pré-andina onde se localiza o Salar de Atacama a 2.300 m de altitude. A leste surge a Cordilheira dos Andes conhecida como altiplano e formada por uma cadeia de vulcões com altitudes em torno de 6.000 m.

P1090974 (Large)

Os atrativos naturais são decorrentes de milhares de anos da ação da água e dos ventos, na erosão e desgaste de rochas, gerando o acumulo de sedimentos como cascalho, areia, argila e sais, e também deformados pelo movimento da crosta terrestre num passado distante.

P1090946 (Large) (2)

Estas formações geológicas são testemunhos deste intenso processo de formação do planeta. Estes atrativos recebem o nome de “Sendero Duna Mayor”, “Anfiteatro”, “Las Tres Marias”, “Mina Crisanta”, “Cuevas de Chulacao”, “Quebrada Cari” e “Cañon”.

P1100006 (Large)

Local: Deserto do Atacama / Chile

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s