As lagunas Cejar, Piedras e Tebenquiche estão localizadas ao norte do Chile na bacia do Salar do Atacama. A comunidade de Solor administra esta área em um trabalho de preservação das lagunas.
O acesso é por estrada de asfalto e cascalho distante entre 15 a 30 km ao sul de São Pedro do Atacama numa altitude de 2.450 metros.
As lagunas fazem parte de sistemas salinos desenvolvido, há cerca de 126 mil anos até o presente (Pleistoceno e Holoceno), na parte baixa e mais chuvosa do Salar do Atacama.
A laguna Cejar e Piedras foram formados pelo acúmulo de sais de um antigo lago de alta salinidade. Em suas margens existem arestas em cristais de sal muito afiadas.
Na laguna Piedra devido à alta concentração de sal na água, qualquer corpo flutua facilmente sobre suas águas.
Na laguna Tebenquiche, suas águas dependem do degelo e das chuvas e pode-se avistar alguns flamingos, raposas e uma pequena variedade de pássaros.
Nas zonas úmidas das lagoas existe uma vegetação conhecida como palha brava, junco e betume.
Ao entardecer suas águas e o deserto mudam de cores em um espetáculo natural de grande beleza cênica.
Local: Deserto do Atacama / Chile