Na busca de percursos diferenciados em corridas de rua, descemos a serra em direção ao município de Caraguatatuba para uma prova em torno do Morro Santo Antônio.
O morro tem 325 metros de altura e apresenta uma vista privilegiada da enseada de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Local muito apreciado pelos praticantes de voo livre para saltos de asa delta e parapente.
O domingo amanheceu ensolarado e teve a largada exatamente as 8 horas da manhã em distâncias que correspondiam de uma a três voltas, respectivamente 6,5 Km, 13 Km e 19,5 Km.
O desafio estava lançado! Para minha surpresa a grande maioria, cerca de 75% dos participantes, estava na distância de 1 volta. Outros 15% na distância de 2 voltas e apenas 10% na distância de 3 voltas.
Saí na distância de 19,5 Km. A diversão estava garantida, mas a empolgação tinha que ser controlada.
A estratégia foi conhecer o percurso na primeira volta, manter o ritmo na volta seguinte e ter paciência na última para chegar com energia.
A largada ao nível do mar seguiu sentido anti-horário numa subida de 3 Km até a cota 134 metros de altura, em estrada de asfalto e terra.
A descida de 1,5 Km voltou ao nível do mar e o restante do percurso foi plano até completar a volta.
No início da segunda volta observei um grande esvaziamento de corredores. Restaram apenas 130 corredores nas distâncias de 13 e 19,5 Km.
Na última volta segui sozinho até começar a subida na estradinha de terra e passar por um corredor que caminhava. Ainda passei por mais dois corredores para fechar as 3 voltas.
Uma corrida de rua em terreno misto (asfalto, concreto e terra), onde a estratégia foi se divertir e poupar energia para chegar forte no final.
Imagens: Adrena Run e Google