A Pedra da Mina é a quarta montanha mais alta do Brasil com altitude de 2.798 metros. O cume está na divisa dos municípios de Passa Quatro, Queluz e Lavrinhas, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.
Em 1955 o pico da Pedra da Mina foi conquistado a partir do bairro rural do Paiolinho. Naquela ocasião o registro de altitude foi 2.718 metros.
Em 2000 o geógrafo Lorenzo Giuliano Bagini confirmou que a Pedra da Mina era aproximadamente 6 metros mais alta que o Pico das Agulhas Negras (2.792 m).
Em 2004, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Militar de Engenharia (IME), através do Projeto Pontos Culminantes do Brasil, registrou oficialmente a Pedra da Mina como a montanha mais alta do estado de São Paulo e quarta montanha mais alta do Brasil.
Na vertente da Pedra da Mina nasce o rio Claro e rio Verde. Isto reafirma o nome Mantiqueira, dado pelos índios, como “serra que chora” por causa da existência de inúmeras nascentes em sua encosta.
Este trecho da Mantiqueira é conhecido como Serra Fina e detêm uma das mais belas e difíceis Travessia do Brasil. Enfim, a Pedra da Mina é uma referência de montanhismo no Brasil.
Local: Passa Quatro / SP
Pingback: Serra Fina | Adamu Trekking
O pico do Itambé em Santo António do Itambé MG também é um belo passeio pra quem aprecia montanhas altas, é um parque estadual com várias cachoeiras.
José Henrique, boa dica e certamente numa próxima oportunidade vamos visitar mais este parque estadual de MG. Inclusive, recentemente estive no PE da Serra do Papagaio, Pico Santo Agostinho e Mitra do Bispo. Lugares de Minas que também merecem ser conhecidos. Abraço e muito obrigado pela dica!
Pingback: Terras Altas da Mantiqueira | Adamu Trekking
Parabéns Kleber pelas fotos e pelo conhecimento desta montanha tão linda e que tive a maravilhosa oportunidade de subir, via Paiolinho, em sua companhia e de seus amigos no feriado de 21 de abril de 2015.
Grande Maurício, também agradeço a companhia e que possamos subir muitas montanhas por este Brasil e mundo afora. Forte abraço!