O mundo subterrâneo do Parque Estadual de Terra Ronca é um dos maiores complexos de cavernas no Brasil. Situado no cerrado, a nordeste do estado de Goiás, divisa com o estado da Bahia.
São centenas de cavernas formadas pela ação imemorial das águas de rios subterrâneos. É uma aventura ímpar que deve ser orientada por um guia local experiente e uso de equipamento adequado para ambiente de caverna.
Devido à grande concentração de calcário, no teto formam-se as estalactites que crescem 1 cm a cada 50 anos. Enquanto que as gotas de água que caem do teto, formam no chão as estalagmites.
Entre inúmeros espeleotemas, encontramos os travertinos que são tufos calcários de água doce que lembram cercas com bordas artísticas, além das colunas, canudos, cortinas, polvos, ninhos de pérolas calcárias e flores de aragonita.
Cada caverna tem sua beleza e mistério. São vastas extensões debaixo da terra, hora se arrastando por lugares estreitos, percorrendo leito de rios subterrâneos ou atravessando amplos salões, absolutamente escuros e silenciosos.
Encontramos atrativos naturais conhecidos como Buraco das Araras, Salão dos Espelhos e das Cortinas, como também, observação dos habitantes do interior e da boca das cavernas.
Em novos posts teremos a oportunidade de caminhar nesse mundo subterrâneo e visitar as principais cavernas conhecidas como Angélica, São Bernardo, São Mateus, São Vicente e Terra Ronca.
Local: São Domingos / GO
Pingback: Retrospectiva – Categoria Roteiro | Adamu Trekking