Canoa de Voga

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A canoa de voga é esculpida a partir de um único tronco de árvore do guapuruvu, cedro ou jequitibá, e chegava a ter 20 m de comprimento por 2 m de largura. O conhecimento da construção foi transmitido oralmente pelos nativos que habitaram a região.

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Ainda hoje vemos nas comunidades caiçaras a canoa de voga como meio de locomoção. No início era canoa a remo, então se acrescentou a vela dando origem ao nome, e depois adaptada para motor.

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No período colonial a canoa de voga foi muito utilizada para transporte de material para construção dos engenhos e fazendas, como também, transporte de açúcar, café e aguardente para as embarcações da época.

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Para Santos e Rio de Janeiro, transportavam tabaco, aguardente e uma infinidade de frutas, hortaliças, aves, ovos, cabritos, esteiras, objetos de barro, além é claro, de passageiros. Retornavam com arroz, feijão e carne. Ainda hoje são usadas para pesca e transporte de pessoas e produtos.

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A canoa de voga resiste aos tempos modernos de embarcações a motor, construída em fibra ou alumínio, onde o rigor da legislação ambiental proíbe o corte de árvores e a constatação da falta dos antigos mestres canoeiros.

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A canoa de voga é símbolo da relação de harmonia do caiçara com a natureza. Da mata que provê água doce, alimento e madeira como recurso para o caiçara adentrar ao mar em busca do pescado e se locomover entre as praias, ilhas e continente.

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Existem várias comunidades tradicionais caiçaras tanto no interior como no entorno do Parque Estadual de Ilhabela. Algumas comunidades estão no Saco do Sombrio, Bonete, Castelhanos, ilhas da Vitória e dos Búzios.

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Então nas trilhas pudemos ouvir historias fantásticas de viagens, contadas através de gerações, das lembranças dos caiçaras… Que marcam o ritmo da remada, esperam o melhor vento ou trançam a rede no Canto do Nema.

7 respostas em “Canoa de Voga

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  3. Tenho uma canoa desta e não sabia o quanto ela tem um passado lindo, tô feliz em saber que tenho um pedaço de 1953 quando ela foi construída de material cedro, o mais interessante é que ela foi registrada na CAPITANIA DOS PORTOS. Legal, valeu gente.

    • Depois da Travessia Bonete-Castelhano, estas canoas (de voga) me chamaram atenção. Registrei imagens das mesmas ao longo das praias por onde passamos e depois fiz uma pesquisa para tentar retratar este patrimônio cultural do nosso litoral. Abraço.

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