Pedra Assentada

P1050738 (Large)

A Pedra Assentada é mais um atrativo natural da unidade de conservação de proteção integral, o Parque Nacional de Itatiaia (PNI).

P1050746 (Large)

A trilha é a mesma das Prateleiras até a base. Deste ponto segue-se um caminho a esquerda passando ao lado das Prateleiras até a Pedra da Tartaruga e Pedra da Maçã.

P1050763 (Large)

O maciço rochoso que se destaca ao fundo é a Pedra Assentada e ainda não é possível ver a grande rocha no seu cume que dá nome ao maciço.

P1050790 (Large)

Seguindo a leste, a trilha termina na sua base e começa uma seqüência de boas escalaminhadas até à grande rocha. Para acessar o cume é necessário escalá-la.

P1050784 (Large)

Interessante observar, do outro lado da pedra, o caminho da Travessia Ruy Braga que termina na parte baixa do parque nacional. Com olhar atento ainda pode-se ver as ruínas de um posto meteorológico instalado na década de 1910.

P1050780 (Large)

Olhando a oeste, se tem a vista, a partir de um ângulo bem diferente, do conjunto rochoso das Prateleiras e suas formações no mínimo curiosas. Mais ao fundo o despenhadeiro se abre para o Vale do Paraíba.

P1050777 (Large)

O Maciço de Itatiaia é um processo erosivo de milhões de anos de um antigo vulcão. Então, qualquer formação, como a Pedra Assentada, aparentemente insignificante se torna magnificente a cada passo em direção ao cume.

Local: Parque Nacional de Itatiaia / RJ.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s