Flores da Montanha

P1000166 (Large)

Um final de semana especial. Em primeiro lugar pela companhia dos amigos, entre pais e filhos. Em segundo, estar na região elevada do planalto de Itatiaia. Em terceiro pela riqueza da composição florística dos campos de altitude.

P1000167-1 (Large)

Apesar da interferência humana, o Parque Nacional do Itatiaia se destaca pela Floresta Ombrófila Densa ou Floresta Pluvial Tropical e na parte mais elevada do planalto ocorrem os Campos de Altitude. Uma curiosidade, tanto o termo Ombrófila, de origem grega, como Pluvial, de origem latina, ambas significam “amigo das chuvas”.

P1000181 (Large)

Além do predomínio de gramíneas, também ocorre grande número de bromélias, orquídeas, cactos e líquens. A flora dos Campos de Altitude é considerada extremamente especializada para suportar o frio do inverno e ventos constantes.

P1000209 (Large)

Os campos e arbustos são substitutos da floresta a partir de 1.600 metros de altitude, quando as condições ambientais não permitem a evolução de árvores. Tudo dentro de um relevo intricado entre vales, grotas e vertentes de grandes variações de altitudes e temperaturas.

P1000194 (Large)

Esta verificação ocorreu num final de semana em maio quando as temperaturas entram em declínio gradual com o fim do outono e chegada do inverno. O caminho percorrido nos levou ao Morro do Couto que está entre as dez maiores elevações rochosas brasileiras.

P1000184 (Large)

Como tudo na natureza a beleza é perfeita através da nossa percepção imperfeita. As árvores podem estar retorcidas de modo estranho ou pétalas faltarem na composição de uma flor. No final das contas a natureza é sabia nas suas revelações.

P1000277 (Large)

Anúncios

2 respostas em “Flores da Montanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s