Saindo bem cedo de São José dos Campos seguimos em direção a São Luis do Paraitinga, sentido Parque Estadual da Serra do Mar – PESM, Núcleo Santa Virgínia, Base Natividade da Serra.
O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977 com o objetivo de proteger parte dos remanescentes de Mata Atlântica. Suas encostas de altitudes elevadas abrigam árvores de grande porte como o cedro e guatambu que abrigam bromélias, orquídeas e samambaias.
No PESM preserva-se uma palmeira nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção. Também chamada de içara, é mais conhecida como palmito juçara. Estes nomes são derivados do seu nome em tupi: yu’sara.
A região tem relevo acidentado que favoreceu a formação de corredeiras e cachoeiras nos rios Ipiranga, Ribeirão Grande e Palmital, afluentes do rio Paraibuna. A trilha do Rio Grande esconde poços naturais e cachoeiras, sem contar a diversidade de espécies vegetais e animais que constituem a biodiversidade da floresta atlântica.
Ás margens do Ribeirão Grande e protegido pela floresta, passamos pelo poços naturais do Ribeirão Grande e dos Peixes. A caminhada tem seu destino final na cachoeira da Boneca numa distância total de treze quilômetros.
Uma trilha de grande beleza natural!
Local: Natividade da Serra / SP
Pingback: Trilha do Garcez | Adamu Trekking
Pingback: Trilha da Pirapitinga | Adamu Trekking
Great information over again. I am looking forward for more updates.
Tem lugar que dá pra acampar?
Oi Isabelle, esta trilha é dentro da Parque Estadual da Serra do Mar – PESM (núcleo Sta Virginia / base Natividade da Serra). O PESM não permite acampamento dentro da área de parque. É provável que na região exista algum camping mas eu desconheço.