Parque Nacional da Serra da Bocaina

P1020178-1 (Large)

Percorrer os caminhos da Bocaina é voltar na história e cultura da interiorização no Brasil. Os caminhos e trilhas estão dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), criado em 1971, localizado nos municípios de São José do Barreiro, Cunha, Ubatuba e Areias em São Paulo e Paraty e Angra dos Reis no Rio de Janeiro.

P1020068 (Large)

No inicio apenas uma trilha indígena… Depois, no século XVIII, com o modelo exploratório do ouro e diamante, caminhos foram abertos para enviar as riquezas a Portugal. Atualmente o PNSB tem dificuldades com a caça predatória, desmatamentos e o extrativismo predatório do palmito.

P1020083 (Large)

Ao longo do século XIX com o desenvolvimento do ciclo do café no Vale do Paraíba, foram construídos, pelos escravos, calçamentos de pedras. Facilitava tanto o escoamento do café como trazia mercadorias serra acima. Hoje estes calçamentos representam um  atrativo histórico nos caminhos da Bocaina.

P1020046 (Large)

Outro atrativo é a biodiversidade, espalhada num grande corredor ecológico da serra ao mar. Da restinga no litoral, floresta tropical, despenhadeiros, grotões e campos nativos até o ponto culminante a 2.088 metros no Pico do Tira Chapéu. Abriga animais de grande porte como o mono-carvoeiro, macaco-prego, bugio, tamanduá-mirim, capivara, veado-mateiro, onça pintada e uma rica ave-fauna. Tudo isso mergulhado num clima úmido e sub-quente podendo chegar a 0º C no inverno.

P1020123 (Large)

As paisagens inconfundíveis da Serra da Bocaina diferenciam claramente da Serra do Mar. Numa imensidão de morros esverdeados entre araucárias e pinheiro-bravo entrecortados por nascentes de águas cristalinas que se avolumam em riachos, cachoeiras e rios caudalosos até o encontro com o mar.

P1020013 (Large)

Os principais atrativos naturais na Serra da Bocaina são as cachoeiras Santo Isidro, das Posses, do Veado, o rio Mambucaba e a famosa Trilha do Ouro que sai de São José do Barreiro até o sertão de Mambucaba, litoral entre Paraty e Angra dos Reis.

P1020026 (Large)

Certamente todos estes caminhos contribuíram para a integração das culturas caipira e tropeira do Vale do Paraíba com a cultura caiçara do litoral de Paraty.

P1010903 (Large)

Local: Parque Nacional da Serra da Bocaina / SP e RJ

Anúncios

3 respostas em “Parque Nacional da Serra da Bocaina

  1. Parabéns pelo post. A Serra da Bocaina foi um dos lugares mais bonitos que conheci. Além do Parque Nacional, que bateu uma nostalgia vendo as imagens, indico muito a Cachoeira do Bracuí que tem um visual perfeito de Angra dos Reis. E também a Cachoeira dos Veados, que é uma aventura pra chegar lá pela trilha do Ouro, mas é perfeita. Eu adorei também a Pousada da Terra, próxima a cachoeira do Bracuí. Muito aconchegante e ótimo atendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s