Monte Roraima

P1000404 (Large)

Através dos tempos as lendas são a tradição oral dos povos através de fatos às vezes reais, históricos e fictícios, repassados de geração a geração, que tornam a narrativa fantasiosa em produtos da imaginação popular e resquícios ancestrais.

P1050775 (Large)

As lendas se espalham por todo o Brasil, mas na região norte tem algumas diretamente influenciadas pela nossa fauna e flora da região amazônica. Gostaria de destacar a lenda do Monte Roraima por estar na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela.

P1060166 (Large)

A lenda do Monte Roraima surgiu na tribo dos índios Macuxi que habitavam a região da Amazônia venezuelana. Conta que antigamente não havia nenhuma elevação naquelas terras. Muitas tribos indígenas viviam naquela área plana e fértil onde a caça, a pesca e outros frutos eram abundantes.

P1000113 (Large)

Porém, num dia, nasceu uma bananeira, uma árvore que não existia naquelas paragens. Tornou-se rapidamente viçosa e cheia de belos frutos amarelos. Um recado divino foi dado aos pajés: “Ninguém poderia tocá-la, pois aquele era um ser sagrado. Se alguém o fizesse, inúmeras desgraças aconteceriam ao povo daquela terra.” Olha que já ouvimos uma estória similar, mas o fruto proibido era outro. E assim…

P1000323 (Large)

Todos deveriam obedecer ao aviso dado. Porém, ao amanhecer de certo dia, a tribo percebeu que haviam cortado a árvore. Então a natureza revoltou-se. Trovões e relâmpagos deixaram todos assustados. Os animais fugiram. E do centro da mãe Terra surgiu o Monte Roraima, elevando-se imponente até o céu.

P1000428 (Large)

O folclore popular diz que até hoje o monte “chora” pela desobediência do sagrado. Este “choro”, devido ao grande volume de precipitações anuais, são cascatas e cachoeiras que despencam do paredão.

P1060297 (Large)

No trekking do Monte Roraima há inúmeros caminhos onde nossa imaginação mergulha numa imensidão de imagens exóticas cuja energia local está presente em cada canto… Na terra, na água e no ar!

Local: Paraitepuy / Venezuela

Anúncios

4 respostas em “Monte Roraima

  1. Pingback: Retrospectiva – Categoria Roteiro | Adamu Trekking

  2. Thanks for the writeup. I surely agree with what you are saying. I have been talking about this topic a lot lately with my brother so hopefully this will get him to see my point of view. Fingers crossed!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s